O que você deve saber sobre este problema
Um problema muito comum durante a gravidez é o edema, especialmente nos últimos meses ou no último trimestre. É um inchaço porque há um excesso de líquido concentrado nas extremidades, principalmente nas pernas e nos braços. Há métodos que, se você sofrer com isso, o ajudarão a aliviar e prevenir, como apresentaremos mais adiante.
Por que ocorre um edema durante a gravidez?
A principal causa deste problema é devido ao comportamento hormonal do corpo da mãe. Falamos de um edema quando os vasos sanguíneos começam a se dilatar, permitindo uma progressiva falta de elasticidade. Ao mesmo tempo, o volume de sangue que permanece circulando aumenta e começa a encontrar dificuldades que permitem o seu transporte.
Também os vasos sanguíneos se tornam mais absorventes, o que permite que o fluido corporal e o sangue sejam muito mais fáceis de incorporar. Assim que o líquido começa a se concentrar nos tecidos, começa o edema da gravidez.
Quanto tempo pode durar o Edema?
Quanto tempo dura o edema na gravidez depende dos cuidados e medidas que a mulher toma, mas desaparece completamente quando a gravidez termina. O edema não tem conseqüências significativas para a saúde em geral. Naturalmente, o excesso de fluido que permanece no corpo da mãe é eliminado após o parto. Como esse excesso de fluido é liberado? Principalmente através das glândulas sudoríparas.
Como você detecta e diferencia um problema mais sério?
Se o inchaço ou retenção de líquidos não for tratado adequadamente, pode ocorrer pré-eclâmpsia. Você pode identificá-lo se notar que os inchaços são muito mais fortes, surgem dores de cabeça, entre outros sintomas típicos do problema secundário, como tonturas, vômitos, visão embaçada, etc. A mulher precisa ir imediatamente ao médico para evitar qualquer outro problema.
Quando há um edema com sintomas graves, as possibilidades de se estar falando de hipertensão são altas. Portanto, é extremamente importante que você esteja passando regularmente por avaliações gerais que não permitam o desenvolvimento de problemas mais graves.
Como aliviar o edema?
Como o desconforto aparece principalmente nas últimas horas do dia e cerca de 75% das mulheres neste estado sofrem com ele, você deve saber que é possível aliviá-lo. Também aparece quando você passa várias horas em pé ou sentado, mesmo que durante o dia esteja muito quente. Então, como aliviá-lo? Você tem várias opções:
- Tente ter algum tempo de descanso durante o dia
- Levante suas pernas e coloque-as para cima
- Se você vai se custar, de preferência do lado esquerdo
- Usar sempre sapatos confortáveis
- Praticar exercícios de circulação
- Consome muitos líquidos
- Consumo diário de dois litros de água (8 copos de água durante o dia)
- Tente não usar roupas apertadas em nenhuma parte do corpo
A mulher nota um inchaço considerável em seus pés, tornozelos e mãos, de modo que nem os anéis nem os sapatos cabem bem, pois isso é apertado e doloroso. Em alguns casos, o edema pode aparecer no rosto.
Se o problema persistir e até se tornar mais intenso e grave, você deve entrar imediatamente em contato com seu médico para identificar o problema e iniciar o tratamento para que ele não se torne um problema mais grave.