O que fazer se eu tiver edema na gravidez?

O que fazer se eu tiver edema na gravidez?

O que você deve saber sobre este problema

Um problema muito comum durante a gravidez é o edema, especialmente nos últimos meses ou no último trimestre. É um inchaço porque há um excesso de líquido concentrado nas extremidades, principalmente nas pernas e nos braços. Há métodos que, se você sofrer com isso, o ajudarão a aliviar e prevenir, como apresentaremos mais adiante. 

Por que ocorre um edema durante a gravidez?

A principal causa deste problema é devido ao comportamento hormonal do corpo da mãe. Falamos de um edema quando os vasos sanguíneos começam a se dilatar, permitindo uma progressiva falta de elasticidade. Ao mesmo tempo, o volume de sangue que permanece circulando aumenta e começa a encontrar dificuldades que permitem o seu transporte.

Também os vasos sanguíneos se tornam mais absorventes, o que permite que o fluido corporal e o sangue sejam muito mais fáceis de incorporar. Assim que o líquido começa a se concentrar nos tecidos, começa o edema da gravidez. 

Quanto tempo pode durar o Edema?

Quanto tempo dura o edema na gravidez depende dos cuidados e medidas que a mulher toma, mas desaparece completamente quando a gravidez termina. O edema não tem conseqüências significativas para a saúde em geral. Naturalmente, o excesso de fluido que permanece no corpo da mãe é eliminado após o parto. Como esse excesso de fluido é liberado? Principalmente através das glândulas sudoríparas. 

Como você detecta e diferencia um problema mais sério?

Se o inchaço ou retenção de líquidos não for tratado adequadamente, pode ocorrer pré-eclâmpsia. Você pode identificá-lo se notar que os inchaços são muito mais fortes, surgem dores de cabeça, entre outros sintomas típicos do problema secundário, como tonturas, vômitos, visão embaçada, etc. A mulher precisa ir imediatamente ao médico para evitar qualquer outro problema. 

O que fazer se eu tiver edema na gravidez?

Quando há um edema com sintomas graves, as possibilidades de se estar falando de hipertensão são altas. Portanto, é extremamente importante que você esteja passando regularmente por avaliações gerais que não permitam o desenvolvimento de problemas mais graves. 

Como aliviar o edema?

Como o desconforto aparece principalmente nas últimas horas do dia e cerca de 75% das mulheres neste estado sofrem com ele, você deve saber que é possível aliviá-lo. Também aparece quando você passa várias horas em pé ou sentado, mesmo que durante o dia esteja muito quente. Então, como aliviá-lo? Você tem várias opções: 

  • Tente ter algum tempo de descanso durante o dia
  • Levante suas pernas e coloque-as para cima
  • Se você vai se custar, de preferência do lado esquerdo
  • Usar sempre sapatos confortáveis
  • Praticar exercícios de circulação
  • Consome muitos líquidos
  • Consumo diário de dois litros de água (8 copos de água durante o dia)
  • Tente não usar roupas apertadas em nenhuma parte do corpo 

A mulher nota um inchaço considerável em seus pés, tornozelos e mãos, de modo que nem os anéis nem os sapatos cabem bem, pois isso é apertado e doloroso. Em alguns casos, o edema pode aparecer no rosto

Se o problema persistir e até se tornar mais intenso e grave, você deve entrar imediatamente em contato com seu médico para identificar o problema e iniciar o tratamento para que ele não se torne um problema mais grave. 

Comentarios

Aún no hay comentarios. ¿Por qué no comienzas el debate?

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *